segunda-feira, 7 de novembro de 2011

de Vila do Soure à Cidade de Caucaia


A estação de Soure foi inaugurada em 1917 na então E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Caucaia. É hoje uma estação de trens metropolitanos, sendo a estação terminal.  

População:  325.441 habitantes 
Área da unidade territorial: 1.223,796 km²
Densidade demográfica:  265,93 hab/km²
(dados do IBGE 2010)
Localização: na Zona Litorânea, Região Metropolitana de Fortaleza


Acesso: BR 222. Em plena BR, o ciclista pedala na contra-mão do tráfego, um automóvel cruza a via, e várias carroças circulam na estrada. 

Atrativo histórico e cultural, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, fundada em 23 de janeiro de 1871, possui um patamar com 2 degraus separando-a da Praça. À frente do patamar possui um cruzeiro, homenagem do povo de Soure, à fé cristã. A fachada constitui-se de uma grande torre e nas laterais, somando um total de cinco, mas registra-se a presença de 4 sinos. Uma cruz de malta ao alto. 

Nossa Senhora dos Prazeres é a padroeira de Caucaia

A região às margens do rio Ceará e aos arredores das serras metropolitanas, eram habitadas por diversas etnias Tupi e Tapuia, tais como os Potygauara, Tapeba, Apuiaré, Jenipapo, Parnamirim, Anacé, Cariti, Panatiquarema e outros, antes da passagem dos jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto no século XVII.




Depois da saída do Ceará dos holandeses, e a reconquista da região pelos portugueses, iniciou-se o processo de catequese em aldeamento dos índios, resultando a criação do Aldeamento de Caucaia, na segunda década do século XVII.

O povoamento teve início quando chegaram ali os jesuítas Luís Figueiras e Francisco Pinto, encarregados, pela Carta Régia de 22 de outubro de 1735, de iniciar na região uma segunda tentativa de colonização. Homens afeitos à catequese, os padres da Companhia de Jesus conseguiram aldear os índios "caucaias", transformando-os em amigos e auxiliares em sua missão.


A partir de 1759, depois da expulsão dos jesuítas, a Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia, passou a ser conhecida por Vila Nova de Soure. Neste mesmo período os índios Tremembé, deslocam-se para este aldeamento, mas devido a fracasso de adaptação estes retornam a Itarema.


Com a expansão da pecuária, as sesmarias e o povoado ao redor de igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, durante o acima referido século, a vila consolida-se como um centro urbano.
Em 1917, com a criação da E. F. Fortaleza-Itapipoca, ou ramal de Itapipoca da RVC, Caucaia firma-se como centro regional com quatro estações de trem (Caucaia,  Boqueirão, Arara/Guararu, Cauípe, e Catauna.

Elevado à categoria de Vila com a denominação de Vila Nova de Soure, em 1759, desmembrado da vila de Fortaleza. A Vila foi extinta e restaurada em  1833 e novamente extinta em 1835.



Em divisão territorial de 17 de janeiro de 1991, o município é constituído de 8 distritos: Caucaia, Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba.
Alteração do nome, de Soure para Caucaia ocorreu em 30 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei estadual nº 1114. 


Praia do Icaraí 
Tabuba
Praias do Município: 
Icaraí, Tabuba, Pacheco, Iparana, Coqueiros, Cumbuco. 
Lagoas e açudes: do Parnamirim, do Banana, dos Porcos, do Poço (Barra Nova), do Genipabu, do Damião,  do Pabussú, da Serra, do Tabapuá,  do Cauípe, Açude do Cauípe e Açude do Sítios Novos.
Serras: do Juá, Boqueirão, Conceição, Santa Rosa, Camará, Japuara, Tucunduva e Rajada. 


fotos: Fátima Garcia
pesquisa:
Wikipédia
IBGE
http://www.estacoesferroviarias.com.br
http://www.caucaiaec.com.br

4 comentários:

  1. parabéns, pela a reportagem,eu nao tinha idéia que caucaia era esse mistério.

    ResponderExcluir
  2. muito linda esssa reportagem, tenho apenas 20 anos e meu sonho era ver as fotos de toda a cidade tipo na minha infancia, a unica coisa que lembro é da antiga delegacia.
    Trabalho hoje na Padaria Luso Brasileira e fico pensando em toda a historia da Caucaia, nos mercados, estação de trem nas ruas, é uma historia linda
    parabéns pra você, muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir