sábado, 18 de junho de 2011

Praia de Majorlândia - Aracati

O acesso à Majorlândia se dá por via pavimentada.

Majorlândia é uma antiga aldeia de pescadores, localizada no município de Aracati, a cerca de 12 km da sede do município e a 6 km da vizinha Canoa Quebrada. A vila foi fundada, em 1937, pelo Major Bruno da Silva Figueiredo, daí o nome Majorlândia, uma referencia à Terra do Major.

Igreja de Santo Antonio

A praia de Majorlândia é considerada área urbana pela Lei n.º 15/80 do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 1980. Sua principal vocação é o turismo e lazer que atende às camadas médias e altas do Estado, que buscam a área para instalar suas residências de veraneio. Este tipo de ocupação, com residências de alto padrão, instaladas em terrenos extensos, convive com uma ocupação mais densa composta por moradias  mais simples. Assim como em Canoa Quebrada, a ocupação desordenada afeta a geomorfologia da área provocando problemas de erosão e poluição.

 o que restou da falésia esta cercada , tornou-se propriedade particular em Majorlândia

As falésias são ecossistemas bastante frágeis:as imponentes escarpas que parecem firmes sobre o mar se desfazem em areia fina, a um toque. 

O patrimônio ambiental e a beleza da praia de Majorlândia, constituídos por falésias alaranjadas e coqueirais, vêm sendo apropriados por particulares, quando não são, simplesmente, eliminados da paisagem




Apesar da  demanda pelos turistas ser bem menos intensa do que em Canoa,  Majorlândia também conta com um número significativo de pousadas e hotéis, em torno de 30 estabelecimentos. 
O núcleo ainda possui seis restaurantes, 15 barracas, 10 bares, um posto de saúde, um posto telefônico, duas escolas de 1º grau, uma creche e um cemitério. Conta com energia elétrica, abastecimento d’água por rede pública e coleta de lixo, mas não há esgotamento sanitário. 


É a praia de Majorlândia o local de origem do artesanato com as areias coloridas, retiradas das falésias. O local também conta com inúmeros artesãos que confeccionam labirinto, um tipo de renda típica do Estado do Ceará. 




Majorlândia possui uma faixa larga e reta de areia com mar de ondas fortes. Suas formações rochosas de argila, tem uma tonalidade cinza. Na vila de pescadores há infra-estrutura razoável para o turista, incluindo esportes náuticos.

2 comentários: